Vamos falar de fertilidade?


Alimentação e fertilidade tem tudo a ver, se você está tentado engravidar, fique de olho na sua alimentação também! :)

O que é infertilidade?

Tentativa sem sucesso de engravidar por 12 meses ou mais, com sexo regular e sem proteção. Nos países do ocidente a taxa de infertilidade atinge de 15 a 25% da população!

Como a alimentação influencia?

Alguns fatores de estilo de vida podem influenciar na fertilidade dos casais, incluindo peso e o padrão alimentar.

1. O excesso de peso em mulheres está associada a alterações significativas na saúde reprodutiva e na fertilidade. A obesidade não só diminui a probabilidade de ovulação, como também reduz significativamente a chance de gravidez em mulheres que ovulam regularmente. Além da obesidade, o baixo peso também influencia na subfertilidade de mulheres.

Por isso, pesquisadores tem defendido a modificação de padrões alimentares como primeira linha de intervenção em casos de infertilidade.

2. Há uma gama de influências dietéticas sobre a disfunção ovulatória por isso não existe dieta “tamanho único” para aumentar a fertilidade, cada caso é único.

Estuda-se muito o papel dos antioxidantes, ácido fólico, vitamina D e coenzima Q 10 nesses casos.

A suplementação de ácido fólico, por exemplo, tem sido relacionada a menor frequência de infertilidade, menor risco de aborto e maior sucesso no tratamento da infertilidade.

A vitamina D, no entanto não parece exercer esse papel, se não houver deficiência.

Em relação a suplementação com antioxidantes o seu benefício parece ser maior quando o parceiro é suplementado. Mas, até o momento não sabemos qual antioxidante é melhor. As protoantocianinas encontradas nas uvas parece ser importante. Mas outros antioxidantes também o são.

Os ácidos graxos ômega 3 parecem melhorar a fertilidade feminina, mas fique olho, sempre prefira peixes de procedência, sem contaminantes.

As gorduras trans prejudicam a fertilidade ao passo que as gorduras boas do azeite e castanhas favorecem. Mais um motivo para fazer um detox na sua dispensa e tirar os industrializados. :)

Sem dúvida, o mais importante é a adesão a um padrão alimentar saudável. Eu sempre falo de padrão alimentar porque é bem mais importante do que um nutriente isoladamente.

O padrão alimentar mediterrâneo tem parece favorecer a fertilidade, que tal segui-lo? :)

Então, anote ai :

1.Prefira frutos do mar, peixes e aves

2.Escolha cereais integrais, frutas e vegetais

3.Prefira os laticínios magros

4. Use azeite extravirgem e castnhas

4.Uma taça de vinho não faz mal a ninguém :) (se você não tem o hábito de beber, não é necessário iniciar)

Esse padrão está relacionado a melhor fertilidade em mulheres e melhor qualidade de sêmen em homens.

Por isso, se você está tentando engravidar, reveja sua alimentação, ela também é um ponto importante!!!

Bjs,

isabela

#fertilidade #alimentaçãoefertilidade #dietadomediterrâneo

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Isabela Loyola

Nutricionista

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