Posso pesar sempre?

Atualizado: 27 de Out de 2020


Pesar sempre ou não? Eis a questão! .

No consultório converso com mulheres que gostam de se pesar diariamente, dizem que "ajuda no controle do peso e a não engordar demais".

Por outro lado, há as que se sentem mal por se pesar sempre, tendo uma sensação de frustração diária "meu peso não muda" ou "engordei 500g" que aumenta o uso de estratégias restritivas para alcançar o peso desejado.

Falando com evidências científicas, existem estudos que defendem ambos:

1. Pesar frequentemente ajuda na manutenção de um peso saudável.

2. Pesar frequentemente favorece comportamentos alimentares e desfechos psicológicos ruins. Não há verdade absoluta e única para todas as pessoas.

Os estudos que defendem o monitoramento frequente do peso mostram uma relação entre este comportamento e maior redução de peso, além de maior taxa de sucesso na redução de 5% do peso inicial (recomendação das diretrizes para melhora dos parâmetros metabólicos) em obesos.

Um desses estudos alega que pesar com frequência pode ajudar na manutenção do peso após uma intervenção de redução de peso.

Seria então uma estratégia interessante para se seguir após emagrecimento? ou alta nutricional?

Por outro lado, os estudos que mostram efeito maléfico, perceberam que esse comportamento foi associado com outros comportamentos não saudáveis como: dietas restritivas e purgativas, baixa auto estima, alta insatisfação corporal, maior sintomas depressivos, maior chance de uso de anabolizantes e de substitutos de refeição, como shakes.

Então, o que fazer? Ter em mente que as estratégias devem ser individuais.

NÃO SÃO TODAS AS PESSOAS QUE SE BENEFICIAM DO O HÁBITO DE SE PESAR FREQUENTEMENTE! Não somos todos iguais !!!

Como nutricionista, não incentivo pesar com frequência por enxergar o indivíduo como um todo (corpo e mente).

Do que adianta o peso estar bom e a cabeça bagunçada ? Ser magro e ter comportamentos alimentares não saudáveis? Manter um peso saudável a base de shakes e comportamentos purgativos?

E você? É apegado na balança? Liberte-se! 🍃🍂

Bjs,

Isabela

#nutriçãocomportamental #comportamentoalimentar #reeducaçãoalimentar

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo